quarta-feira, 13 de março de 2013

Pesquisa no AM utiliza peixes para verificar nível de poluição de igarapé

Estudo constatou taxas de metais em peixes submetidos a água do igarapé.
“Se consumidos, esses peixes podem causar até câncer”, alerta estudante.


Um estudo científico utilizou tambaquis para verificar a qualidade da água no Igarapé da Bolívia, localizado na rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Os resultados da pesquisa constataram que os peixes contaminados apresentam altas taxas de metais, mutações e problemas respiratórios, tornando-se impróprios para o consumo.
Amostras de água contaminada do Igarapé da Bolívia foram coletadas pelos pesquisadores que utilizaram 24 tambaquis durante a pesquisa. Durante os testes, 12 peixes ficaram em aquários com água contaminada e os outros 12 em tanques com água potável, sendo todos analisados, posteriormente, em laboratórios. “Se consumidos por humanos, esses peixes podem causar até câncer”, segundo um dos participantes do projeto, o estudante de química Ricardo Alexandre.
Liderado pelo mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Geverson Façanha da Silva, o trabalho teve a participação de cinco estudantes do ensino médio do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho e contou com o apoio da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário